Item essencial nas ceias de fim de ano, a sobremesa encanta crianças e adultos. Panetones pelados e bolo de churros são algumas das novidades que devem enfeitar a mesa do brasiliense este ano

Assim como a criançada elege o brinquedo da moda a cada Natal, os amantes da boa mesa prezam pela qualidade e procuram novidades para as festas de fim de ano. As sensações nos lares das famílias brasilienses neste final de 2014 são sobremesas à base de churros e os bolos pelados — aqueles sem cobertura, mas com recheios transbordando entre as camadas. A tradição mantém espaço, mas alguns doces antigos receberam novos ingredientes para agradar a todos os paladares.

Entre os ecolhidos, o bolo Floresta Negra, feito com mousse, brioche de nozes e creme de confeiteiro, e os famosos macarons, de vários sabores, o  bolo de churros, como não poderia deixar de ser, está no topo da lista.

Bolo de churros 

Massa:

5 ovos
180g açúcar
125 g farinha de trigo
2 g fermento em pó
5 g canelá em pó
60 g amido de milho
5 g sal
10 mil leite morno

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Bata os ovos acrescentando o açúcar em partes, até obter ponto de letra. Em um saco de uso culinário misture farinha, fermento, canela, amido e sal. Em seguida, peneira a mistura sobre uma folha de papel manteiga. Reduza a velocidade da batedeira ao mínimo, e com ajuda do papel manteiga, adicione os ingredientes secos. Acrescente o leite morno e coloque a mistura em uma forma untada com papel manteiga e farinha de trigo. Levar ao forno.

Churros:

250ml água
250ml leite
5g açúcar
5g sal
200g manteiga sem sal
280g farinha de trigo
1 ovo
2l óleo de canola
Açúcar e canela em pó para empanar

Modo de preparo

Em uma frigideira funda, acrescente o óleo de canola e aqueça até atingir 160-170ºC. Enquanto o óleo aquece, em uma panela, acrescente a água, leite, açúcar, sal e manteiga. Leve a mistura ao fogo até levantar fervura. Em seguida, acrescente a farinha, de uma vez só, e mexa até descolar da panela. Coloque a mistura em uma batedeira com a raquete e bata em velocidade baixa até amornar. Acrescente o ovo e bata até obter uma mistura uniforme. Coloque a mistura em um saco de confeiteiro com bico estrela grande. Molde os churros em uma bancada levemente enfarinhada. Frite-os e, em seguida, passe cada um na mistura de açúcar e canela.

Montagem

Corte o bolo em três partes. Utilize um saco de confeiteiro com bico perlê para rechear com doce de leite. Passe doce de leite nas laterais do bolo. Corte cada churro um pouco maior que a altura do bolo. Coloque os churros em volta e amarre. Com o saco de confeiteiro, faça pontos de doce de leite no topo do bolo. Em seguida, com auxílio de uma espátula pequena espalhe o doce de leite para o centro do bolo. Repita a operação até preencher todo o topo. Finalize recheando a ponta de cada churro.




COMENTE AQUI !