Dicas para uma refeição balanceada onde for preciso.

Levar sua maletinha ou lancheira de almoço além de ser uma opção mais econômica é uma excelente forma de manter uma alimentação saudável.

Não precisa ficar com vergonha, a malvada da marmita, de outros tempos, hoje é uma tendência. O Shoptime, inclusive, já oferece opções super charmosas de potes e bolsas térmicas para você levar sua refeição balanceada onde for preciso. No trabalho ou no avião, por exemplo.

Mas lembre-se, esta nova forma de comer fora requer organização e alguns cuidados para que o alimento não estrague ou fique contaminado. Reunimos abaixo algumas dicas para evitar estes problemas, e para você aprender a montar um bom prato e escolher alimentos adequados para levar na sua lancheira. Confira!

Mapa da lancheira saudável  

Para comer de forma equilibrada, coloque na sua lancheira uma proteína, carne magra, ovo, ou peixe, uma ou duas porções de carboidrato: arroz integral, massa integral, uma ou duas porções de legumes a vapor, que você pode fazer bem rapidinho no aparelho de cozimento à vapor. ou crus como cenouras, beterrabas, ou outro da sua preferência.
Leve, à parte, uma salada de folhas e escolha uma fruta. Pronto! Tente montar um prato colorido, as cores diferenciadas são um bom indicador de uma alimentação variada e balanceada.

Escolha ingredientes apropriados para viagem

Temos que considerar que este alimento não será de consumo imediato, ele ficará dentro de uma bolsinha térmica, de preferência, e passará algum tempo fora da refrigeração, então, para manter ele fresco e com sabor e consistência agradáveis, é indicado que se dê preferência aos alimentos cozidos, assados e que sejam pouco perecíveis. Nada pior que comer uma batata frita toda molenga, não é mesmo?

Evite molhos que estraguem facilmente, principalmente aqueles à base de leite, creme de leite, e maionese. 

Escola também por grãos como feijão, ervilha, lentilha e o grão de bico, mas sem o acréscimo de linguiça ou bacon, que estragam com uma facilidade incrível. A carne de porco, ou carnes muito gordurosas, no geral, não são indicadas para levar em marmitas, pois quando estragam contém bactérias muito resistentes e que causam bastante mal à saúde. Por isso seu preparo deve ser realizado com cuidado e seu consumo deve ser, de preferência, imediato. Hortaliças e legumes sem temperos, estão liberados.

Esteja pronta para fazer sua lancheira de forma fácil e rápida

Adotar este estilo de alimentação dá trabalho, mas vale muito a pena. Tire um dia da semana para ir a feira, escolha produtos da época e prepare os alimentos. Você pode fazer um pré-preparo da comida, separá-los em potinhos, congelar e deixar para finalizar um dia antes, ou no mesmo dia pela manhã. Dessa forma, você sempre terá comida fresca e saudável.

As dicas foram dadas, agora depende de você. Organize-se, escolha um dia e dê início a uma nova vida mais saudável, e mais magrinha, por quê não? Coloque o projeto lancheira para funcionar, conte para as amigas e tente juntar uma turma.



COMENTE AQUI !