Prato é ótima opção para uma ceia com muita gente. Aprenda receita!

Um dos queridinhos da ceia de Natal é o pernil e o responsável por deixar um aroma delicioso na casa por todo o dia e noite adentro, já que demora no mínimo quatro horas para ficar pronto. Além de saboroso, é uma boa opção de carne, já que é um prato completo – e atende bem um número grande de pessoas. E tradicionalmente ceia de Natal é reunião de muitas pessoas em torno da mesa.

Outra boa qualidade do pernil é que cai bem com uma grande variedade de acompanhamentos, tanto doces quanto salgados, como farofa, fio de ovos, abacaxi caramelado, arroz com amêndoas, batatas coradas, legumes, saladas, ou com os purês, que podem ser de maçã, cenoura baroa ou banana-da-terra.

Pernil com osso regado com ervas finas

Ingredientes

Uma peça de pernil com osso de 7kg

1,5l de vinho branco seco

1 molho de tomilho fresco

1 molho de alecrim fresco

6 folhas de sálvia

1 molho de salsinha picada

1 molho de manjericão, 5 folhas de louro

1 cabeça de alho picado

1 xícara de azeite

3 cebolas picadinhas

1 colher de sopa cheia de sal

pimenta-do-reino a gosto.

Modo de fazer

De véspera, tempere o pernil com a pimenta-do-reino, as ervas (deixe os ramos inteiros, só separe as folhas do alecrim), o louro e regue com o vinho. Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos. Ao final do tempo, retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel-alumínio, abaixe a temperatura para 180 graus (forno médio) e volte com a assadeira ao forno por aproximadamente quatro horas. Regue o pernil, de 30 em 30 minutos com a marinada restante, completando com água se necessário. Ao final do tempo, verifique o cozimento do pernil espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça de carne, sem encostar no osso. Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido.

Farofa de amêndoas rocante

Ingredientes

100g de amêndoa

50g de manteiga

350g de tâmara

2 colheres de sopa de açúcar

200g de damasco

500g de farinha de mandioca torrada

1/2 xícara de azeite

200g de uva-passa preta sem semente

200g uva-passa branca sem semente

1/2 xícara de salsinha picada

2 de cebolas grandes picadas a brunoise

1 colher de chá rasa de sal.

Modo de fazer

Fazer uma calda levemente dourada com o açúcar e misturar as amêndoas. Retirar do fogo e colocar em um recipiente untado com manteiga para que esfriem, separando-as. Em uma panela, aquecer a manteiga e colocar as passas, mexendo até que elas inchem. Refogar as cebolas com o azeite, adicionar as tâmaras e os damascos picados grosseiramente. Retirar do fogo e acrescentar as passas e a farinha de mandioca.




COMENTE AQUI !