Para médico do Esporte do Hospital 9 de Julho é possível manter uma rotina de exercícios mesmo durante as férias

 Não é apenas o ritmo dos grandes centros que cai no primeiro mês do ano, mas quem pratica atividades físicas costuma ter uma quebra da rotina, tanto pela série de compromissos do final do ano, como pelas férias de verão. Para o Dr. Pablius Braga, médico do Esporte do Hospital 9 de Julho, existem alternativas saudáveis para não ficarmos sem fazer exercícios por muito tempo.
“Mesmo sem os equipamentos de uma academia, podemos ter bons resultados ao aproveitar as opções de lazer disponíveis no local de destino das férias”, afirma o especialista. Separamos abaixo algumas orientações por tipo de local:

Na praia

 Natação:
Excelente modalidade esportiva, estimula músculos do tórax, pernas, braços e ajuda a manter a resistência aeróbia;

Caminhada e corrida:

Quando feita na areia, estimula mais a musculatura, mas vale lembrar que é um dos pisos com maior possibilidade de lesões (torções, traumas) nos quadris, joelhos e tornozelos. O ideal é fazer uma boa caminhada ou corridas curtas na parte mais firme da areia;

Bicicleta:

Boa opção de exercício aeróbio e de baixo impacto. Hoje as ciclovias já estão bem difundidas nas cidades litorâneas;

Frescobol:

Trabalha pernas e braços, além de estimular a coordenação motora e sistema cardiovascular;

Vôlei e futebol:

Também são atividades excelentes pela variedade de grupos musculares trabalhados e por envolverem a parte aeróbica.

No campo

Caminhada e corrida:
A grama é um piso melhor do que a areia para a corrida, mas deve-se evitar o exercício em dias chuvosos, pois o risco de torção é maior. Procure usar calçados adequados e que tenham boa aderência ao solo;
Arvorismo:
Trabalha força muscular e, dependendo do percurso, resistência;
Cavalgada:
Bom para corpo e mente, estimula músculos de diversos grupos musculares, entre eles os das pernas, abdômen e costas, além de favorecer o equilíbrio;
Rapel:
Favorece músculos dos membros inferiores e braços;
Escalada:
Exercício bastante completo, trabalha a maioria dos músculos do corpo;
O especialista recomenda ainda: mesmo ao praticar natação, é importante manter o corpo bem hidratado. Esportes como rapel e escalada exigem acompanhamento de especialistas. Use um bom protetor solar, reaplicando-o a cada duas horas, e evite os horários de pico do sol, das 10h às 16h. Se for correr, procure utilizar um calçado apropriado. “Com estas recomendações, é possível ter férias divertidas sem deixar a saúde de lado!”.
Sobre o Hospital 9 de Julho: Fundado em 1955, em São Paulo, o Hospital 9 de Julho tornou-se referência em medicina de alta complexidade e tem focado seus investimentos no atendimento a traumas (incluindo médicos especializados em queimados) e nos Centros de Referência: Centro de Dor e Neurocirurgia Funcional; Rim e Diabetes; Oncologia; Gastroenterologia; Controle de Peso, Cirurgia Metabólica e Bariátrica; Trauma; Cardiologia; Infusão; Medicina do Exercício e do Esporte; Reabilitação; Clínica da Mulher e Longevidade.
Com cerca de dois mil colaboradores e quatro mil médicos cadastrados, o complexo hospitalar possui 318 leitos, sendo 78 leitos nas Unidades de Terapia Intensiva, especialistas em procedimentos de alta complexidade, além de um Centro Cirúrgico com capacidade para até 14 cirurgias simultâneas.



COMENTE AQUI !