Todo cuidado é pouco se esse for o primeiro ano em que você participará da ceia de Natal com a família do seu companheiro.

Por ser uma ótima oportunidade para reunir a família, as festas de fim ano também podem se tornar um ambiente propício para alguns conflitos, já que mistura álcool com informalidade. Dicas de como driblar comportamentos rudes que podem causar uma má impressão. Anote:

1 – Não gostar ou ser alérgico a algum tipo de comida:

Quem se encaixa nesta situação deve se preparar. Pesquise sutilmente o que será servido pela sogra, caso não haja opções para você, coma em casa antes de sair. Lembre-se: é apenas um dia.

2- Presente de grego:

Se ganhar algo dela e não gostar, agradeça muito e seja carinhosa. Troque se tiver essa opção. Da mesma forma, não se magoe se ela não se encantar com o que você deu. O primeiro Natal pode servir de parâmetro para a relação que você vai ter com a sogra no futuro.

3- Excesso de intimidade:

Nada de falar alto, abrir a geladeira ou colocar o pé no sofá se isso não é uma prática comum na casa dos seus sogros. Chegue com jeitinho e não ocupe mais espaço do que o ofertado.

4- Síndrome do braço curto:

Não precisa fazer a escrava, mas também não custa nada oferecer uma ajuda para organizar e tirar a mesa depois da ceia.

5 – Na sua casa ou na dele:

No dia da ceia de Natal, o mais recomendável é o casal se dividir entre as famílias de cada um. Então, aproveite o máximo o tempo que estiver com a sua sogra, de forma que não fique um clima chato quando vocês saírem para a casa da sua família. Também não fique acelerando o parceiro, querendo sair antes da hora.

6 – Beber demais:

Isso vale para qualquer Natal que não seja entre você e a garrafa de champagne na sua casa: Nunca beba até perder a linha e passar mal. É feio, mal educado e ainda prejudica sua saúde.

7 – Consequência da dose exagerada:

A única coisa pior do que ficar bêbada é brigar com a sogra porque está altinha com os drinques em excesso. Nessa hora, não tem o que o aconselhar. Resta apenas rezar para ela esquecer tudo e botar a conta do vexame na sua ‘fraqueza para bebida’.

8 – Duro de engolir:

A briga com a sogra deve ser evitada mesmo quando ela faz aquele comentário maldoso que entala na garganta. Se ela fizer algo muito grave que te magoe, espere uma outra ocasião e converse com ela sobre o ocorrido.

9 – Não provoque:

Assim como você não gosta de ouvir críticas na noite de Natal, a sua sogra também não vai querer passar pelos seus julgamentos. Mesmo que você esteja ali por obrigação com o parceiro, faça isso com o mínimo de carinho.

10 – Nada de DR:

O conselho para evitar conflitos também vale para o casal. Nada a ver começar discutir a relação com o parceiro justamente na hora de cortar o peru. Fique certa: todo bafão é proibido nesta noite festiva.

11 – Comédia à mesa:

Parece cena de filme, mas pode acontecer da sogra te surpreender com um jantar completo e com garfos e facas que você nunca viu antes. Neste caso, mantenha a calma, observe a sequência de uso dos talheres, lembrando que a ordem é de fora para dentro. Se tiver algum prato que você não quer comer, pule o talher correspondente.

12 – Roupa errada na hora errada:

O Natal na casa da sogra é uma festa familiar e informal, mesmo assim é aconselhável evitar exageros na hora de se vestir. Ou seja, nada de apostar no decotão no ‘território inimigo’.

13 – Nada de pegação:

Segure a onda, o casa da sogra não é lugar para ficar se amassando com o filho dela no sofá. Esse tipo de cena constrange a todos. Deixe esse fogo para quando vocês estiverem a sós.

COMENTE AQUI !