Beber água da forma correta é muito importante!

A água é um elemento fundamental à vida e, além de saciar a sede, exerce muitas funções importantes,  ajuda a absorver os nutrientes, regula a temperatura corporal, a pressão sanguínea, ajuda a umedecer o ar dos pulmões e hidrata os tecidos do corpo.

Geralmente com a correria do dia a dia, deixamos a água um pouco de lado e  isso pode causar problemas à saúde, afetando o mal funcionamento dos rins, causando o trabalho irregular do trato gastrointestinal que, posteriormente, pode provocar o desenvolvimento de um câncer, entre outras coisas.

Veja abaixo para te ajudar a compreender a importância e os benefícios da água. 

Ajuda a emagrecer

A água é livre de calorias e é uma opção mais saudável quando comparada a algumas bebidas, como por exemplo, os sucos industrializados e refrigerantes. Ela também ajuda a controlar os excessos, porque às vezes é possível confundir a sede com a fome, assim você acaba comendo quando na verdade precisa se hidratar.

O intestino funciona melhor

Algumas pessoas tem problemas para ir ao banheiro devido a dificuldade de evacuar as fezes, mas isso pode ser resolvido com pequenos ajustes. A água é um dos fatores mais importantes para a formação do bolo fecal, mas é claro que ela não atua sozinha, para isso é necessário alia-la com as fibras! Água e fibras são essenciais para manter o intestino funcionando corretamente.

Diminui o aparecimento de celulite

A celulite é suavizada porque a água auxilia na eliminação de toxinas e melhora a circulação sanguínea.

Aliada na atividade física

Uma das suas funções é controlar a temperatura corporal, o que é muito importante durante os exercícios por causa do aumento do metabolismo que, por fim, provoca o aumento da temperatura. Outro fator importante é a reidratação, pois perdemos muito líquido durante a atividade física, além de sais minerais, por isso é aconselhável ingerir isotônico para recuperar ambos.

Hidrata unhas, pele e cabelos

Aparentemente, umas das características mais comuns em pessoas que não bebem água com frequência são as unhas e cabelos ressecados. Enquanto a pele apresenta diminuição de tônus e elasticidade, afetando a sua textura. Portanto, ingerir água ajuda manter tônus e elasticidade da pele, promovendo um aspecto mais jovial.

Melhora a produtividade no trabalho ou nos estudos

Boa parte do cérebro é constituída por água, o que mostra que ela também é fundamental para o seu bom funcionamento. Beber água de forma correta melhora a concentração e nos deixa mais ativos.

Evita dores nas articulações

A falta de hidratação é uma das causas das dores na articulação, pois elas precisam ser lubrificadas. Com a água, você tem mais um auxílio para diminuir as dores da artrose, artrite e reumatismo. Lembre-se que fazer exercícios específicos também ajudam a aliviar as dores.

Diminui as chances de adoecer

Beber água melhora a imunidade, tornando menor as chances de adquirir uma gripe ou resfriado. Por isso é indicada, além da boa alimentação, um alto consumo de água durante o tratamento de infecções como a gripe.

Importante saber:

Quando sentimos sede, já estamos desidratados. Portanto, faça ingestão de água várias vezes ao dia, beba pelo menos cerca de 100 a 200 ml de água a cada hora. Lembre-se sempre de beber aos poucos, porque ingerir água em grande quantidade em uma única vez, fará com que seu corpo a elimine rapidamente pela urina, fazendo com que você não aproveite a água.

Dica para regular o metabolismo

Tome ½ limão com água morna de manhã, em jejum, e 15 minutos antes das refeições.

Gostou do artigo? Então curta a nossa página, digite seu e-mail e receba informações diariamente.


COMENTE AQUI !