Para evitar as olheiras, é preciso primeiro entendê-las

As olheiras são temidas pela maioria das mulheres. Elas escurecem a região em torno dos olhos, dando uma aparência de cansaço à pessoa. O stress, a insônia e a hereditariedade são algumas causas do aparecimento delas, e com um dia a dia corrido e exaustivo, elas podem acabar se agravando ainda mais.

Para evitar as olheiras é preciso entendê-las, saber quais são os tratamentos adequados e tomar conhecimento de algumas medidas para se prevenir ou mesmo disfarçar os sinais. Confira algumas dicas que separamos para você se livrar das temidas olheiras!

Por que surgem as olheiras?

Elas surgem pela concentração irregular de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior dos olhos. Essa área possui a pele muito fina, e por isso acaba transparecendo esses vasos. A causa mais comum é a famosa noite mal dormida, pois o organismo continua mandando sangue para manter a região ativa e os olhos abertos.

Outras causas são a exposição ao sol, o tabagismo, má respiração bucal e excesso na hora de limpar ou coçar a área. A proximidade à época da menstruação e até hereditariedade são outros fatores que também contribuem para o aparecimento das olheiras. 

Então, como evitar e disfarçar as olheiras?

Uma boa noite de sono 

O melhor jeito de evitar as olheiras é ter uma boa noite de sono e deixar os olhos descansarem. Durma no mínimo oito horas por noite e relaxe a mente para evitar uma noite agitada, que atrapalhe a qualidade do sono.

O famoso pepino

Você também pode cobrir os olhos com rodelas de pepino, isso mesmo, do jeito que sempre aparece nas novelas e nos filmes. Esse alimento possui propriedades adstringentes que contrai os vasos sanguíneos, clareando assim a pele.

Água gelada

Um algodão umedecido em água gelada também pode ajudar muito, assim como os saquinhos de chá gelados, pois as temperaturas baixas também fazem com que os vasos sanguíneos se contraiam.

Hidratantes

Os hidratantes podem ser usados na prevenção e combate às olheiras. Os mais indicados são os que contem vitamina C e K-1. Aproveite enquanto passa hidratante e massageie a região, usando a ponta do dedo indicador, de fora para o canto interno do olho, sem se esquecer das pálpebras. Lembre-se de que é sempre bom consultar seu dermatologista antes de usar qualquer produto.

Hábitos alimentares e saudáveis

Outra forma de evitar é mudando alguns hábitos, como a redução do sal na alimentação, pois o sódio contribui para o surgimento das olheiras. A redução do álcool e do tabagismo também é necessário para diminuir os sinais. Tenha uma alimentação equilibrada e saudável.

Tratamentos e dicas para disfarçar

Você acabou dormindo tarde e acordou com aquela olheira roxa? A solução é saber esconder apropriadamente. Recorra ao corretivo e use uma base para maior cobertura, fuja do lápis preto e de tons de maquiagens que não batem com a cor da sua pele.

Existem também alguns tratamentos estéticos que podem ajudar bem no combate às olheiras, como o laser, que é mais indicado e eficaz, a drenagem linfática e os peelings.

Siga nossas dicas e saiba evitar as temidas olheiras. Se ainda assim os sinais persistirem, não hesite em consultar um médico. Ele saberá dizer exatamente quais tratamentos indicar em determinados casos!



COMENTE AQUI !